Ana Eliza/ janeiro 31, 2018/ Blog/ 11 comments

Vocês já viram diversos sites, blogs e canais no Youtube ensinando a programar, ou utilizar alguma tecnologia, certo?
E a maioria destes são feitos por homens, aí pinta aquela sensação de falta de representatividade, mas aqui, vamos listar algumas mulheres que estão passando seus conhecimentos lindamente.

A ideia deste post é estar em constante atualização, então se conhece mais mulheres que tem algum veículo de comunicação para passar seus conhecimentos, coloque aqui nos comentários ou nos envie por e-mail, com o(s) link(s) e uma minibio, pra introduzir em grande estilo.

EDIT 1: Gostaríamos de agradecer as contribuições, além dos que estão nos comentários, recebemos algumas por e-mail.
EDIT 2: Pegamos alguns episódios dos canais destas mulheres incríveis, e criamos uma playlist com pelo menos um episódio delas.

# LOIANE GRONER
Possui mais de 10 anos de experiência em TI, trabalha como desenvolvedora FullStack em uma empresa multinacional e ama compartilhar conhecimento! Já palestrou por vários eventos no Brasil e ministrou cursos nos Estados Unidos.
Autora de livros, entusiasta Java, Sencha, Angular e mobile híbrido (Phonegap/Ionic). Participa ativamente dessas comunidades. Escreve para o blog Loiane.com e publica aulas e cursos em Loiane.training.
Já participou do episódio 15 sobre frameworks JavaScript e aplicações hibridas.

# GLÁUCIA LEMOS
FullStack Software Developer, com experiência nacional e internacional em desenvolvimento de sistemas. Experiência com empresas de pequeno à grande porte. Adepta a aprender novas tecnologias e linguagens de programação! Com isso, atua com diferentes tecnologias e linguagens de programação: C#, Asp.NET, NodeJs, HTML, CSS, JQuery, KnockoutJs, TypeScript, REST API, MongoDb, SQL Server, Metodologia Ágil e Scrum, TDD, entre outros.
Colunista do Portal GSTI. E também posta artigos técnicos no Code4Coders sobre diferentes temas relacionados a tecnologia. Porém, em especial, sobre linguagens de programação.

# EVELYN MENDES
Mulher trans, trabalha com análise e desenvolvimento de sistemas. Está desde 2002 na área, porém muito antes disso já era nerd e geek, sempre amou tecnologia.
Hoje em dia está focada em Angular e Firebase porquê acredita que são frameworks e arquiteturas que tem muito a oferecer. Publica seus artigos e tutoriais no site Transnerd.net.
Participou do episódio 24 sobre Firebase.

# CAMILA LARANJEIRA
Seu canal se chama Peixe Babel, que é uma alusão a uma espécie fictícia de peixe que vem do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias . Assim como o Peixe Babel da ficção, esse canal é voltado pra explicar de forma acessível temas de uma área pouco explorada na mídia e pouco entendida, a robótica.

# CAMILA ACHUTTI
Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning, ONG americana de educação a distância do movimento maker. Decidiu voltar para o Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.
Desde o período acadêmico possui o site Mulheres na Computação, onde compartilha diversas informações não só pra mulheres, mas para mostrar que a área também é das mulheres.

# KARINE LAGO
Possui um canal no youtube chamado Intelxcel, que é uma plataforma de ensino e consultoria de análise de dados no Microsoft Excel e Power BI.

# GABRIELA CASTRO
Desenvolvedora PHP e JavaScript, mora em Portugal, e criou canal no Youtube chamado Code Is Fun que trás conteúdo sobre tecnologia, programação, dicas de gerenciamento de projetos, experiências morando na “terrinha” e muito mais.

# ANA FILINA
Gringa que possui o site com o próprio nome Ana Filina, e na parte de blog possui diversos artigos, apresentando soluções utilizando diversas tecnologias.

# MICHELLI BRITO
Programadora Java Web, formada em Engenharia com enfase em Ciência e Tecnologia. Com vasta experiência em tecnologias web. Possui um canal no YouTube Michelli Brito, destacando a linguagem java web, onde aborda temas e mini cursos envolvendo as tecnologias acima citadas. Site pessoal para download de um ebook Java 8: www.michellidibrito.com.

# MULHERES NA TI
Jaqueline Vieira e Elaine Alves são acadêmicas de Sistemas de Informação e Ciências da Computação. Fundadoras do grupo Mulheres Na TI (no Facebook e no Instagram) desde 2016 que existiu da vontade de dizer ao mundo que TECNOLOGIA TAMBÉM É COISA DE MULHER, que elas podem sim estar onde elas quiserem!!! Levando informação, novidade, curiosidades e muito bom humor a todas as apaixonadas  pela área. Hoje oficialmente embaixadoras do projeto Endless OS BR.

Sentiu falta de mais mulheres nesta lista? Comente, dê a sua contribuição! Traga mais mulheres para esta lista, e vamos aprender a programar!!!

Share this Post

About Ana Eliza

Analista de Sistemas, especialista em Engenharia e Arquitetura de Software, mãe, esposa, nerd... Co-host do podcast PodProgramar, voluntária do Codamos.Club e do GarotasCPBR

11 Comments

  1. Tem também o canal da Agatha Silva(É esse mesmo o nome do canal). Apesar de não focar muito na área, ela fala bastante sobre o curso de engenharia da computação.

    O link para o canal é esse:
    https://www.youtube.com/user/littlebooring/videos

    P.S.: Acho o cabelo dela incrível.

  2. Eu tenho alguns vídeos o meu canal o youtube, mas o meu forte mesmo são os meus artigos no site/comunidade Embarcados: https://www.embarcados.com.br/author/cissa/

    Tem também:

    Gedeane: https://www.facebook.com/gedeanekenshima

    Cynthia: https://www.embarcados.com.br/author/cynthia/

    Camila Acutchi: https://www.facebook.com/camila.achuttipessoal

    1. Cissa, qual seu canal no Youtube? 🙂

  3. Tem um canal que já postei na página que ensina CSS para iniciantes, O nome dela e Cah Felix.

    Canal:
    https://www.youtube.com/user/camillavirtual86/

  4. Canal T de TI página no facebook com mais de 180 mil seguidores aulas no youtube representado pelas meninas Caroline e Janaina ambas formadas em TI com pós graduação e mestrado em computação Janaina docente e Caroline analista de sistemas na totvs.

    1. Tem como vc colocar o link do seu canal?

  5. Olá, eu gosto muito da Annelise Gripp, ela fala de Metodologias Ágeis, http://www.annelisegripp.com.br

  6. A Ola (sim, o nome dela é Ola, ela é polonesa) que tem um curso de Python muito bom:

    https://www.youtube.com/channel/UC0hNd2uW8jTR5K3KBzRuG2A

    E a WonderWanny:

    https://www.youtube.com/channel/UCiWbFL7I1PgC5OnhIVkXySQ

  7. Tem a Letícia Portella que posta sobre data science: http://leportella.com/

    1. Obrigada por incluí-la na lista!!! Ela tbm tem um podcast chamado Pizza de Dados

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*